Plano de Aula
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Médio
Componente Curricular: Química e Física
Tema: Radiotividade
DADOS DA AULA
Componente Curricular: Química e Física
Tema: Radiotividade
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Saber o que radioatividade, radiação, elemento químico radioativo.
· Entender os fenômenos como as substâncias emitem radiação.
· Compreender a radioatividade, suas aplicações e saber dos cuidados com as substâncias radioativas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Saber o que são modelos atômicos
· Saber o que é radiação alfa, beta, gama e raio-x.
· Conhecer o espectro eletromagnético.
Estratégias e recursos da aula
A. Radioatividade
Vamos iniciar as aulas com o estudo da radioatividade.
A primeira atividade será assistir um vídeo que explica como todo esse estudo começou: Vídeo 1: A Experiência De Rutherford.
A segunda atividade tem como Tema: As Utilizações práticas da Radioatividade: Vídeo 2 - Radioatividade
O terceiro vídeo é um vídeo educativo sobre partículas radioativas: Vídeo 3 - Radiação
B – Conceituação e questionamentos.
1) Introduzir o conceito de partículas fundamentais e mostrar que tanto os prótons como os nêutrons não são elementares;
2) Mostrar que há uma relação quase constante entre o número de prótons e nêutrons no núcleo atômico através dos números atômicos e de massa. Mostrar que essa relação é aproximadamente 1:1 até o elemento 20 (cálcio) e 1:1,6 nos demais;
3) Explicar que a relação muito desigual entre prótons e nêutrons dá origem a um núcleo instável e que há uma tendência natural do núcleo em se estabilizar. Levantar a hipótese de transformar um próton em nêutron e vice-versa;
4) Apresentar aos alunos as partículas alfa, beta+s (pósitron) e beta- (menos) (elétron);
5) Mostrar que um próton pode ser transformado em nêutron pela liberação de uma beta+ e que um nêutron pode se transformar em próton pela liberação de beta-. Neste momento, relembre o que acontece com os números atômicos e de massa quando alteramos o número de prótons e de nêutrons;
6) Exemplificar com equações de reações nucleares quais produtos seriam formados após os diversos tipos de emissão (alfa, beta mais, beta menos).
Armazenamento:
a) Apresente aos alunos o seguinte filme, "MANUSEIO E ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS RADIOATIVOS". Nele é mostrado os cuidados com as embalagens radioativas: http://www.youtube.com/watch?v=3maT_Ad74Mw
b) Apresente também o texto que segue, que trata do uso social da energia da radioatividade http://www.cnen.gov.br/ensino/aplic-soc.asp
Música:
Utilizar a música é uma forma irreverente e lúdica de rever os conceitos abordados.
Recursos Complementares
Complementando estudos temos:
1. Apostila completa sobre radiatividade, elaborada pela equipe do CNEN pode ser obtida no site (Apostila educativa - Radioatividade): http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/radio.pdf
2. Apresentação sobre radiatividade: http://www.youtube.com/watch?v=RrwKqOavUcQ&feature=related
Avaliação
· Desempenho nas aulas
· Trabalho em grupo e apresentação.
· Relatório sobre um dos três vídeos sobre radioatividade
· Avaliação escrita
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