Conceituar o que é currículo não é tão simples quanto parece, navegando na internet encontramos várias definições. De acordo com a Wikipédia, Currículo escolar corresponde ao conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição específica. Assim, poderíamos ficar muitas horas debatendo que esse assunto não cessaria.
Alguns definem currículo como o projeto responsável por determinar os objetivos da educação escolar que direcionam o que se vai lecionar, ou seja, especifica o que, como e quando ensinar e também a maneira e quando avaliar. Desse modo, o currículo reflete todas as experiências no que se refere ao conhecimento que serão proporcionados aos alunos.
As contribuições das tecnologias no desenvolvimento do currículo está condicionada ao fato da parte pedagógica tiver seus objetivos claros e se o professor apresenta conhecer os recursos que utiliza e o modo como ele faz a integração com seu projeto. Nesse prisma, uso das tecnologias no currículo são fundamentais na formação do alunos.
A integração efetiva das tecnologias ao currículo é uma atribuição dos educadores, já que estes são os responsáveis pela transformação do ambiente escolar, uma vez que através da sua aula, da sua metodologia e sua orientação de como explorar essas ferramentas da tecnologia para realizar um bom trabalho.
O desenvolvimento de projetos no âmbito do currículo acontece quando este está atualizado e também quando se faz uso das tecnologias. No entanto, é preciso estar atento as necessidades da escola, dos alunos para que se desenvolvam novas práticas pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário